Translate

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Shipper, half shipper, noromo. Você sabe o que é isto?



Se você sabe o que significa shipper, provavelmente você é ou já foi um, certo?
Shipper é a abreviatura de relationshipper, termo em inglês usado para se referir à pessoa que torce para que um casal fique junto. Quando surgiu o termo, ele era usado apenas para definir possíveis casais nos seriados de TV, mas hoje, tem muita gente por aí usando o termo para os possíveis casais da vida real.
Sempre tem algum amigo / a que insiste em fazer papel de cupido e ver romance em tudo, não é mesmo? Pois bem, essa pessoa é o nosso famoso shipper!

De onde surgiu esse termo?
O primeiro casal shipper que se tem notícia é Mulder e Scully, protagonistas do seriado “Arquivo-X”, criado por Chris Carter e produzido pela FOX nos anos 90.

A série, que possui nove temporadas, gira em torno de um casal de agentes do FBI que investiga casos bizarros e não solucionados pelos meios convencionais como abduções por alienígenas e atividades paranormais. Uma conspiração governamental que tenta acobertar as verdades desvendadas durante as investigações é o tempero perfeito para apimentar ainda mais o relacionamento entre Mulder e Scully.

A tensão sexual existente entre os personagens principais logo despertou o interesse dos fãs e, num piscar de olhos, surgiram as discussões sobre o assunto e o termo shipper foi instaurado pelos românticos de plantão que sonhavam com o primeiro beijo do casal.

Com o termo shipper, surgiram outros que passaram a fazer parte do vocabulário diário dos fãs da série:

  • Half Shipper – pessoa que deseja o envolvimento romântico dos personagens mas, temendo que a série desande e se torne um verdadeiro melado, perdendo sua essência, preferem que isto ocorra apenas no final da última temporada ou próximo disso

  • UST – abreviação de Unresolved Sex Tension (Tensão Sexual Não Resolvida). Normalmente bastante apreciada por shippers e half shippers, é aquele clima que surge com um olhar especial, um toque suave ou um abraço expansivo.

  • Noromo – derivado do termo em inglês No Romance (Sem Romance), indica a pessoa que é totalmente contra um relacionamento amoroso entre os protagonistas e não consegue ver nada de romântico em um aperto de mãos, um toque nas costas ou num olhar de cumplicidade. Acredita que tudo não passa de profissionalismo e amizade.

Mas se são as pessoas que torcem pelo relacionamento, porque o casal em questão passa a ficar conhecido como shipper?
Porque é tanta gente “shippando”, que é mais fácil falar que o casal é shipper, afinal, desperta o romantismo de muitos.

Shippar” é o “verbo” criado pelos fãs para definir o ato de torcer pelo romance. Assim, é comum ouvir por aí as pessoas perguntando se você “shippa” este ou aquele casal. Há vinte anos os fãs começaram a “shippar” e, ao que tudo indica, isso nunca irá mudar.

Fox Mulder e Dana Scully são um ícone shipper. Foram os primeiros a serem “shippados”, encabeçando uma enorme lista que veio a seguir.

Hoje são tantos os casais “shipper” da TV que chegamos a perder a conta.
Olivia e Elliot (SVU); Tony e Ziva (NCIS); Sam e Jack (Stargate SG-1); Castle e Beckett (Castle); Kensi e Deeks (NCIS LA) são apenas alguns dos muitos exemplos de “shippers” que dominam os corações apaixonados dos fãs.

Agora que você já sabe o que significa ser shipper, half shipper e noromo, com certeza, já se enquadrou em algum perfil, certo? Ou, quem sabe, em mais de um ou até em todos, um para cada série que você assiste.

Não importa se você “shippa” num seriado de TV, num filme, num livro ou na vida real. Shippar dá aquela pitada de sabor a mais, aquela vontade de assistir novamente, de querer sempre mais... Você pode até ser noromo, mas, lá no fundo, é provável que você seja, já foi ou será um shipper em algum momento de sua vida...

Ser shipper é considerado algo saudável pelos fãs, uma forma de extravasar o stress do dia-a-dia e liberar o lado romântico que está guardado naquele cantinho do coração.

E aí, animado para "shippar" seu casal favorito?





Nenhum comentário:

Postar um comentário